quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ainda não me acostumei;

a me acostumar

por Juliana portella
Foto: passeata dos cem mil contra o regime militar/1968





En la lucha de clases, todas las armas son buenas: piedras, noches y poemas.

Jovens nas ruas contra a ditadura em 1968. O que os jovens de hoje estão fazendo?

Porque a juventude não se interessa por política ?

- Educação e política andam juntas. Apontam sempre na direção de um ser pleno de cidadania. Só a educação é capaz de fazer com que o jovem assuma para si o comando dos seus processos de existência libertadora. Fazer educação é fazer política porque é dar esperança para homens e mulheres redescobrirem seus próprios valores e encontrarem-se com seus semelhantes em busca de libertação dessas forças que nos oprimem. O problema que enfrentamos hoje com a juventude, por não s einteressar por política, não é por não termos bandeiras de luta. Muito pelo contrário, temos sim, hoje mais do que nunca. Mas, poucos são os jovens dão importância aos bombardeios que acontecem diáriamente na faixa de Gaza. Estão preocupados, na verdade com seu Buddy Poked, em escutar a nova música Emo da moda. Ou juntar dinheiro pra comprar o novo play Station. O Big Brother castra a consciencia crítica dos nossos jovens. Eles ficam por aí, ' amando muito tudo isso' e esquecem do debate de idéias. A escola, por sua vez, que deveria produzir conhecimento, faz com que o estudante seja simplesmente uma máquina de repetição. Não se fala em Vladimir Herzog, Yasser Arafat e em outros nomes que lutaram pela liberdade. E é por isso que não temos mais os nossos jovens querendo mudar o mundo. Parece que lutar está fora de moda. O povo brasileiro se auto-deprecia, acredita quando a mídia fala que brasileiro é preguiçoso. Não é porra nenhuma.! Agente precisa quebrar essas idéias equivocadas. É preciso colocar o bloco na rua e abandonar o conformismo. E se não começar pela juventude aí é que não terá solução mesmo.

E você, vai ficar aí parado ?

9 comentários:

  1. É juuh, o que somos nós em meio o adensamento populacional... quem somos nós em meio à massa de estudantes conformados com o sistema do Brasil, estudantes sem sonhos e ambições..., Somos poucos mas não somos nada! É assim que se começa a EVOLUÇÃO! Vamos fazer valer o "ORDEM e PROGRESSO"!

    ResponderExcluir
  2. tem que ser ULtra
    não basta vontade
    tem que ter Luta ;

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tosa Luta pode ser vencida se luta com
    as armas certas...

    creio que tem que nascer de nós a revolução !!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Esse texto veio mesmo em boa hora, pois a nossa juventude está perdida se deixando levar pelas algemas da mídia, que fazem os nosos combatentes prisioneiros. E essa é uma prisão voluntária, infelizmente, mas ainda é tempo de tornarmos isso diferente.
    São iniciativas como a da nossa nobre amiga Juliana que podem fazer nossa juventude se libertar dessa prisão e voltar a lutar pelas coisas que realmente fazem sentido.
    como no tempo da tropicalha.
    Vamos juntos rumo a vitória e a liberdade!!!
    POstado por: Kim

    ResponderExcluir
  7. ju sei oq vc pensa a maneira em que vc tenta passar pra gente nessas frases sinto oq vc sente, POr isso tenho uma coisa a falar para todos que estão a ler esses comentarios que vcs não sabe mais 1+1=2 2+2=4 ou seja oq quero passar para vcs e que a união faz a força se todos se unir sera assim msm que naum se ganha a bataha teremos ganhado a guerra de um modo ou de outro estaremos passando para o proximo nossos pensamentos e assim ele irão refletir eh pensar melhor em tudo que estar lendo aki e agradeço a ju por espor seus pensamentos

    Ass: fabio silva
    Email:vip_scorpion@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. "vem , vamos embora , q esperar não é saber. quem sabe faz a hora , não espera acontecer."

    ResponderExcluir